“Portugal Acessível Mobile” NOVA aplicação para Smartphones

24 Mar

xmsImg

No dia 21 de Março de 2013, a sala B1 do Fórum Picoas acolheu o evento de lançamento da nova aplicação para smartphones “Portugal Acessível Mobile”, realizado pela Associação Salvador, com o patrocínio da Fundação PT e a Microsoft. A apresentação contou com a presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves.

DSC04485

Mas afinal em que consiste a aplicação “Portugal Acessível Mobile”?

A aplicação “Portugal Acessível Mobile” consiste num guia com informação relativa à acessibilidade física em diferentes tipos de espaços, disponível em qualquer smartphone com sistema iOS, Android, e Windows Phone.

Esta aplicação integra a informação disponível na página da Associação Salvador referente às acessibilidades (www.portugalacessivel.com), facilitando o acesso à informação já aí existente, e pretende constituir-se como um guia de referência nacional nesta matéria, propondo ainda itinerários acessíveis e permitindo a interacção e a troca de experiências entre a comunidade de pessoas com mobilidade reduzida.

Com esta aplicação passa assim a ser possível saber em tempo real quais são os espaços acessíveis existentes na zona onde o utilizador se encontra. Neste momento, estão mapeados 3500 espaços nacionais acessíveis (i.e. alojamento, cultura e lazer, transportes, restaurantes, praias, entre outros). Brevemente a aplicação permitirá aceder a itinerários turísticos acessíveis no estrangeiro.

DSC04482

Para o Fundador da Associação Salvador, Salvador Mendes de Almeida, “A nova aplicação Portugal Acessível Mobile não é um mero guia de locais acessíveis para as pessoas com deficiência motora; é, também, uma forma de explicar que, para uma sociedade ser democrática, é fundamental que, todos, sem excepção, tenham o direito a aceder aos mesmos locais em condições de igualdade. O Portugal Acessível Mobile é mais uma maneira de ajudar na inclusão das pessoas com deficiência motora e de caminhar no sentido de uma sociedade mais equitativa. Além disso, também queremos fomentar o turismo acessível, possibilitando que os turistas estrangeiros com mobilidade reduzida tenham acesso a informação útil que possa facilitar a sua estadia“.

 No final da exposição foi apresentado um vídeo, onde foi possível visualizar e compreender melhor o funcionamento da aplicação, através da amostragem de exemplos práticos. Este vídeo foi captado por uma das autoras deste blogue com uma câmara amadora, e está disponível desde hoje no youtube:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: