PASSEIO PARA OS CARROS e ESTRADA PARA OS PEÕES? (…)

29 Mar

A Rua Afonso Lopes Vieira é um dos muitos exemplos escandalosos de ruas lisboetas, cujos passeios se encontram invadidos por inúmeros CARROS ESTACIONADOS INDEVIDA e ABUSIVAMENTE, ocupando quase a TOTALIDADE da VIA PEDONAL.

Sendo esta uma rua essencialmente residencial, como serve de importante acesso a uma das mais frequentadas avenidas da cidade, a Avenida da Igreja, e ao Campo Grande (freguesia a que pertence), o tráfego rodoviário aí existente é bastante assinalável.

Assim, a circulação livre e pacífica dos moradores e demais peões é GRAVEMENTE PENALIZADA e em alguns casos mesmo IMPOSSIBILITADA pela sistemática ocupação da quase totalidade de um dos lados do passeio por carros estacionados INDEVIDA e ABUSIVAMENTE.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Na sua maioria estes carros pertencem a trabalhadores da zona envolvente, que encontrando aí a possibilidade de estacionar gratuitamente (sem pagar parquímetro), o fazem de forma irresponsável, repetida, e sem pensar ou suspeitar das suas consequências.

Os PEÕES não tendo a possibilidade de transitar pelos passeios, são OBRIGADOS A CIRCULAR PELA ESTRADA SIMULTANEAMENTE COM OS CARROS, que aí atravessam frequentemente a alta velocidade, expondo-se ao perigo evidente de serem ATROPELADOS ou sofrerem outras consequências nefastas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esta situação altamente prejudicial para os peões é APENAS FISCALIZADA UMAS DUAS VEZES POR MÊS pela esquadra da PSP (que está sediada na rua!!!), e que se vê obrigada SOMENTE nesses escassos dias, a multar e a bloquear os ditos carros.

*****

Não podemos deixar de assinalar como acérrimos defensores da acessibilidade plena, as DEMAIS BARREIRAS ARQUITECTÓNICAS detectadas na rua:

*A existência recorrente de escadas com degraus altos a anteceder a entrada nas habitações;

*A falta de elevadores ou plataformas elevatórias, como alternativa aos lances de escadas existentes para o acesso aos andares no interior das habitações;

*A existência de inúmeros canteiros e sinais “mal plantados” em pleno passeio;

*Os passeios desnivelados e em degradado estado de conservação.

 

 

 

 

2 Respostas to “PASSEIO PARA OS CARROS e ESTRADA PARA OS PEÕES? (…)”

  1. Catarina 5 Abril+00:00000 às 141130 #

    Entre Novembro de 2012 e Fevereiro de 2013, publicámos, no blogue A Nossa Terrinha, uma longa reportagem sobre a acessibilidade no espaço público (basicamente, passeios e passadeiras), numa área previamente delimitada do centro de Oeiras. As conclusões, bem como o índice com ligação para todos os artigos publicados, podem ser lidas aqui (com a advertência de que se tratou de um trabalho amador, feito por quem não tem problemas de mobilidade):
    http://anossaterrinha.blogspot.pt/2013/02/circular-em-cadeira-de-rodas-em-oeiras_7.html

    • Filipa Sena Marcos 5 Abril+00:00000 às 140330 #

      Óptima reportagem Catarina! E óptimo blogue tb 😉 Já o acrescentámos à nossa lista de blogues aconselhados. Continuem o vosso óptimo trabalho e também a seguir e comentar o nosso.
      Até breve,
      Cumprimentos “acessíveis”,
      Pela equipa Lisboa (In)acessível,
      Filipa Sena Marcos

Deixe um comentário