Praias acessíveis em Portugal – Parte II

3 Out

Qual a nossa experiência em 8 praias galardoadas com bandeira de “Praia Acessível”?

Neste verão estivemos em 8 praias com bandeira de “Praia Acessível”, 5 algarvias (Manta Rôta, Lota, Altura, Verde e Monte gordo), e 3 no Concelho de Cascais (Conceição, Tamariz e Carcavelos). Observámos as condições oferecidas por estas praias, bem como o comportamento dos seus utilizadores, nomeadamente aqueles com mobilidade condicionada, e, conversámos com estes e seus respectivos familiares e amigos, com os nadadores-salvadores e com os colaboradores no apoio à utilização do tiralô.

Não se trata apenas de pessoas em cadeiras de rodas!

Não se trata apenas de pessoas em cadeiras de rodas!

De uma forma geral verificámos que quem acabou por usufruir das condições de acessibilidade, nomeadamente do tiralô e respectiva área de conforto, não foram só pessoas a título individual que se deslocam em cadeiras de rodas, mas um grupo mais alargado de pessoas, ou seja:

– Pessoas mais velhas com problemas de locomoção

– Pais com idade acima dos 60 anos, com filho(a) adulto(a) em cadeira de rodas

– Filho(s) com o pai ou mãe com problemas de locomoção

– Casais mais velhos em que um deles tem problemas de locomoção

– Pessoas em cadeira de rodas eléctrica ou manual

– Pessoas com menos de 50 anos com problemas de locomoção

– Famílias com um elemento em cadeira de rodas;

– Utentes de instituições de educação especial. 

A manutenção ao longo do verão é fundamental!

A manutenção ao longo do verão é fundamental!

Das 5 praias algarvias observadas, consideramos que a de Altura é a que cumpre melhor as condições de acessibilidade de excelência, uma vez que tem (entre outras condições) informação disponível junto à área de conforto/apoio, dois tiralô e respectivo apoio humano individualizado e, a passadeira está localizada perto da água.

Em contrapartida, a praia da Manta Rôta é a menos bem preparada para receber pessoas com mobilidade condicionada com conforto. No entanto, em 2009 esta praia recebeu o 1º prémio de “Praia Acessível”, e, desde esse ano, a degradação tem vindo a ser notória e visível por parte dos veraneantes. Os passadiços encontram-se em mau estado de conservação, as passadeiras ficam longe da água, um dos tiralô está em péssimas condições de utilização e sem um apoio humano fixo, condições de acessibilidade de excelência imprescindíveis. Colocamos consequentemente a seguinte questão: Porque continua esta praia a hastear a bandeira “Praia Acessível”?…

 Em comparação com as praias algarvias, as 3 praias de Cascais são exemplares! Têm bons acessos da zona envolvente até à praia; do estacionamento (com o nº de lugares devidos, bem sinalizados e localizados) até ao areal e à zona de conforto (bem instalada e apetrechada com esteiras adequadas) e do areal até ao mar (com uma passadeira); ambas têm tiralô e respectivo apoio humano fornecido por 4 alunos de cursos da área da saúde, nomeadamente enfermagem, terapia ocupacional e fisioterapia (bem preparados e disponíveis para um apoio individualizado), nos horários estabelecidos das 9h às 19h, durante toda a semana (fins-de-semana incluídos!), APENAS na época balnear (que difere de concelho para concelho).

O apoio humano adequado é fundamental!

O apoio humano adequado é fundamental!

Durante este verão verificámos de uma forma geral que de todos os sítios de lazer que frequentámos, foi na praia que encontramos um maior número de pessoas com mobilidade condicionada! Por esta razão, por todas as já enunciadas (e outras tantas que faltam enunciar) …ambicionamos que Portugal tenha num futuro próximo MAIS PRAIAS COM MELHORES CONDIÇÕES DE ACESSÍBILIDADE, COM UM MAIOR NÚMERO DE TIRALÔS (pelo menos 1 por cada praia) E UM MAIOR E MAIS ALARGADO APOIO HUMANO PERSONALIZADO, PARA QUE TODOS TENHAM UM ACESSO MAIS PLENO ÀS PRAIAS PARADISÍACAS PORTUGUESAS.

Deixamo-vos os seguintes links que servem de divulgação e informação sobre as condições de acessibilidade das praias em Almeria (Espanha) http://www.almeriaaccesible.es/playas  –  site exemplar  –  e, em Portugal http://www.portugalacessivel.com/default/pesqpraias/id/22 (Associação Salvador).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: