Surf (Adaptado) para todos

29 Dez

1009737_684964221520917_681958677_n

A prática desportiva enquadra-se na acessibilidade instrumental, que consiste na inexistência de barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo de trabalho e de lazer ou recreação.
O Surf Adaptado é um sucesso dentro e fora de água. De ano para ano têm aumentado o número de interessados, pois a iniciativa consiste em incentivar as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a praticar um desporto improvável. Promove a inclusão e integração social, bem como o saudável convívio e troca de experiências entre voluntários e participantes.
O Surf Adaptado, em Portugal, teve início em 2010 com o projeto Surf For All (i.e. Surf Para Todos) desenvolvido a partir de uma parceria entre a Associação Salvador, a Duckdive Surf School & Camp e o Estado Líquido-Org .
Este primeiro evento de Surf Adaptado foi apenas o culminar de um longo processo e têm sido muitos os eventos demonstrativos de Surf Adaptado, como o Surf For All na Praia do Castelo, (Costa da Caparica) e, o SURFaddict, pela Associação Portuguesa de Surf Adaptado, na Praia de Carcavelos, praia Ribeira d’Ilhas (Ericeira), praia da Rocha (Algarve), praia de S. Torpes (Costa Vicentina), entre outros.
Carlos Nogueira, entusiasta e praticante assíduo de Surf Adaptado relata-nos que esta é uma modalidade que proporciona um “enorme motivo de felicidade, não apenas porque permite o contato com o mar, mas também pelo prazer e satisfação que proporciona às pessoas, pois é uma prova de superação”. Carlos explica-nos ainda como surgiu o conceito de Surf Adaptado, no seguinte vídeo:
 
A Associação Salvador devido à necessidade de fazer deste desporto uma prática regular, e, por sugestão de Carlos Nogueira, deu início este ano ao projeto Ondas para Todos. Este projeto, em parceria com a Cascais Atlântico, Marés Vivas e Portugal Surf Academia, consiste na realização de aulas regulares de surf adaptado na Praia de Carcavelos, para pessoas com deficiência motora. Esta primeira edição de 2013 realizou-se entre os dias 15 de Junho e 7 de Setembro, às quartas-feiras de manhã (entre as 10h00-12h00) e aos sábados de manhã (entre as 10h00-13h00) e da parte da tarde quando o nº de participantes o justificou. O período de aulas acabou por ser alargado até finais de Outubro devido à solicitação de vários alunos.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: