Acessibilidade nos Comboios de Longo Curso da CP

26 Fev

Texto de Diogo Martins

Edição de Lisboa (In)Acessível

Imagem do Comboio da série 4000 com cores vermelho, azul e branco

A unidade da CP – Comboios de Portugal – Longo Curso, engloba os serviços Regional, Inter-Regional, Intercidades, Alfa Pendular e Internacionais.

Curiosamente é o serviço onde se notam mais disparidades nas condições de acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida, sendo o serviço Alfa Pendular o mais acessível e, o Internacional completamente inacessível.

Serviço Regional e Inter-Regional

Os serviços Regional e Inter-Regional são compostos por dois tipos de comboios, os elétricos, da série 2240, e os a diesel, da série 592 (Espanhola) – que inclui as séries 0350 e 0450.

Os comboios diesel das séries 592, 0350 e 0450 são inacessíveis aos cidadãos que se deslocam em cadeira de rodas, por 2 motivos:

  • Falta de espaço interior
  • Falta de acessos, pois, estes comboios são mais altos e as portas são mais estreitas.

Comboios elétricos da série 2240Imagem do Comboio eléctrico da série 2240 com cores amarelo e preto

  • Dois lugares para cadeira de rodas por comboio.
  • Rampas amovíveis a bordo.
  • WC acessível.
  • Informação visual e sonora da próxima estação.

Os comboios deste serviço (diesel ou elétricos) têm disponíveis estes serviços em praticamente todas as linhas.

Serviço Regional da Linha do Vouga e do Tua – Via estreita

Imagem do Comboio da série 9630 que fazem a Linha de Vouga. Pintado com cores de cinzento escuro e vermelhoA Linha do Vouga é das mais inacessíveis em Portugal, porque os comboios, da série 9630 têm as seguintes características:

  • São altos
  • Não permitem a entrada de cadeiras de rodas
  • Não têm avisos sonoros
  • As estações não estão minimamente preparadas para pessoas com deficiência, seja ela qual for.

A Linha do Tua, atualmente, só funciona num pequeno troço entre Cachão e Mirandela. Esta linha utiliza as automotoras da série 9500:

  • Não são acessíveis
  • Não têm avisos sonoros ou visuais de próxima paragem.

Serviço Intercidades                      

Este é o serviço com mais comboios inacessíveis:Imagem do Comboio Intercidades com cores de vermelho e cinza escuro

  • Nenhuma carruagem permite o acesso a cadeiras de rodas
  • Tem avisos sonoros mas não visuais
  • Não possui outros apoios ao nível da acessibilidade.

Imagem do Comboio Intercidade que faz aq Linha da Beira Baixa. Automotora da série 2240 com core de cinza e verde

A Linha da Beira Baixa, onde circulam as automotoras da série 2240 (serviço Intercidades), constitui-se como uma exceção à regra. No entanto, nem sempre são estas automotoras a executar o serviço, o que pode implicar a impossibilidade de embarque do passageiro.

Serviço Alfa Pendular

O serviço de topo da CP, que utiliza as automotoras elétricas da série 4000, é também o mais acessível.

Comboios da série 4000:Imagem do Alfa Pendular. Comboio da série 4000 com cores vermelho, azul e branco

  • Acesso por elevador próprio.
  • Dois lugares para cadeiras de rodas.
  • Avisos sonoros e visuais de próxima paragem.
  • WC acessível.
  • Não é possível uma cadeira de rodas aceder ao bar nem tão pouco circular entre carruagens.

Serviço Internacional

Neste momento existem apenas dois comboios Internacionais, são o Porto – Vigo e o Lisboa – Madrid – Paris.

Imagem do Comboio que faz o serviço internacional, Porto - Vigo e Lisboa - Madrid - ParisO serviço Porto – Vigo é realizado pelas automotoras da série 592, que não possibilitam o acesso a uma pessoa que se desloca em cadeira de rodas, porque têm portas muito estreitas e não possuem espaço suficiente no seu interior.

As carruagens Talgo, do serviço Lisboa – Madrid – Paris não possuem forma de aceder com uma cadeira de rodas, sendo a solução encontrada a de pegar na pessoa ao colo e colocar a cadeira no vagão gerador, que acompanha sempre estas carruagens.

Este serviço altera a sua composição em Irún, estação de fronteira Franco-Espanhola, onde se faz o transbordo para os comboios TGV franceses, e se segue para Paris. Os TGV apresentam boas condições de acessibilidade para pessoas em cadeiras de rodas.

As Estações:

Os serviços Longo Curso utilizam as mais variadas estações, tornando-se complexo estar a pormenorizar todas. No entanto, existem algumas situações de desconformidade ao nível das acessibilidades, como o comboio parar na gare oposta à parte acessível da estação, ou as gares serem demasiado baixas, não existindo uniformidade de altura em toda a rede ferroviária.

ATENÇÃO!

  • Existem várias ligações que fazem mudança de comboio na Estação de Entroncamento, que é acessível mas que tem as gares baixas. É assim necessário utilizar uma plataforma elevatória para entrar e sair do comboio em todas as linhas.
  • De forma a poder planear a sua viagem da melhor forma possível, recomendamos que contate o Serviço Integrado de Mobilidade (SIM), oferecido pela CP, recolhendo informações específicas sobre as estações que precisará de utilizar.
Anúncios

2 Respostas to “Acessibilidade nos Comboios de Longo Curso da CP”

  1. Fernando Cardoso 5 FevereiroUTC000 às 141230 #

    Mais um excelente artigo. Pena é que não existam acessibilidades em muitos casos mas a informação aqui disponibilizada pode ajudar quem necessita de se deslocar nos nossos comboios. Obrigado ao Lisboa (In)Acessível

    • Filipa Sena Marcos 5 FevereiroUTC000 às 140830 #

      Muito obrigada Fernando pelo seu comentário, mais uma vez positivo e motivador!

      Na verdade neste caso devemos agradecer sobretudo ao nosso querido amigo Diogo Martins, pelos seus conhecimentos nesta matéria e, pela colaboração altamente qualificada que nos proporcionou ao escrever este texto.

      Cumprimentos acessíveis!

      Pela equipa Lisboa (In)Acessível,

      Filipa Sena Marcos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: