Horta Acessível em casa. SIM, é POSSÍVEL!

28 Maio
Texto de Patrícia Paiva
Editado pelo Lisboa (In)Acessível

 

Varias imagem de uma horta acessivel

Quando o tempo livre é demasiado, procuramos soluções para o ocupar, e foi assim que nasceu a ideia de construir uma mini horta acessível em casa. Admito que no início foi algo feito por mera brincadeira, quando decidi experimentar as dicas de como fazer uma horta com produtos reciclados, através de um programa de televisão.

Comecei por utilizar caixas de morangos para semear umas plantas aromáticas, e a experiência foi tão boa que comecei imagems de horta acessivela interessar-me por aprender mais. Um dia, por mero acaso, ao falar sobre este meu interesse a alguém entendido no assunto, surgiu a possibilidade de começar a cultivar mais alguns produtos hortícolas: morangos, alfaces, tomates, pimentos, mirtilos e framboesas. Agora é que se tornava a sério! Mas ficou frisado, que tudo isto teria de ser cuidado por mim. O principal desafio que se me colocava era fazer com que tudo ficasse ao meu alcance para não ter qualquer tipo de dificuldade. Aproveitei então a grade de uma suposta varanda existente no meu terraço e adquiri umas floreiras com suporte para ficar à minha altura. Parte do problema resolvido! Faltava só colocar os pés de framboesa e mirtilos ao meu alcance também.

Tudo está acessível para mim!

A internet foi primordial nesta tarefa. Tive a ideia de fazer uma bancada, e descobri um site onde reutilizavam paletes em madeira para fazer móveis! Bingo! Era mesmo disto que estava a precisar. Recorri então à ajuda do meu pai, pois os meus conhecimentos na área de carpintaria são nulos… E o problema estava resolvido! O sistema de rega também está adaptado; uso um recipiente que aproveita a água da chuva, também ele à minha altura.

vasos cor de rosa e amarelo com plantas a crescerSendo eu tetraplégica, perdi muitos dos movimentos das mãos, mas tenho encontrado algumas soluções para ultrapassar os obstáculos de forma a cuidar da minha horta.

Para concluir posso dizer que esta nova experiência tem sido muito gratificante. Não só pelo facto de estar ocupada, como também por usufruir mais da natureza. E no fim, por todo o cuidado que lhe é dado, ainda tenho a oportunidade de colher os frutos sem qualquer tipo de químicos. Experimentem!

No vídeo seguinte demonstro como cuido da minha horta. Espero que gostem!

 

2 Respostas to “Horta Acessível em casa. SIM, é POSSÍVEL!”

  1. Dinis de Almeida 5 Maio+00:00000 às 141030 #

    Gostei muito.

Deixe um comentário