As acessibilidades do Complexo Desportivo do Casal Vistoso

9 Jul

Este slideshow necessita de JavaScript.

A acessibilidade dos espaços para usufruto pleno das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida é uma prioridade! No entanto, muitas das estruturas desportivas disponíveis ao público, tais como as piscinas, não têm este factor em consideração.

O Complexo Desportivo do Casal Vistoso, sito na rua João da Silva, em Lisboa, é um empreendimento de grandes dimensões, composto por 3 equipamentos desportivos sediados em diferentes blocos que partilham serviços comuns. O pavilhão polidesportivo foi o primeiro equipamento a ser construído, e posteriormente o espaço foi ampliado com uma piscina de 25m, um ginásio e áreas comuns, que incluem entre outras, a recepção, a zona administrativa e a zona de restauração.

Dois dos membros do Lisboa (In)Acessível, as irmãs Carina e Madalena B., frequentam há seis anos estas piscinas, e vêm testemunhando as seguintes condições e lacunas deste espaço ao nível das acessibilidades:

1. Percursos Exteriores

  • Os percursos pedonais disponíveis para chegar até ao complexo desportivo são deficitários devido à má qualidade apresentada pelo piso, que tem inúmeros ressaltos e buracos, e, uma inclinação excessiva em determinados pontos, inclusive na passagem de peões, comprometendo assim o acesso a pessoas com deficiência motora e/ou mobilidade condicionada.

2. Estacionamento

  • Existe um lugar de estacionamento reservado a veículos de pessoas com deficiência e/ou mobilidade condicionada. Contudo o lugar está mal sinalizado, é distante da entrada principal e encontra-se muitas vezes indevidamente ocupado;
  • Existe também um lugar reservado no parque de estacionamento, mas o acesso para o pavilhão polidesportivo é feito por uma escada interior, constituindo-se assim como um percurso inacessível para pessoas com deficiência motora e/ou mobilidade condicionada.

3. Entrada

  • A entrada principal é totalmente acessível a pessoas com deficiência e/ou mobilidade condicionada, uma vez que apresenta uma porta bastante larga e o piso está devidamente nivelado.

4. Percurso Interior

  • No edifício do pavilhão polidesportivo, o acesso às bancadas para o público, bem como a dois dos ginásios sob as mesmas é feito unicamente por escadas interiores, não existindo qualquer acesso complementar para pessoas com deficiência motora e/ou mobilidade condicionada. O acesso às bancadas das piscinas está condicionado por este mesmo problema;
  • O acesso ao piso das piscinas é efectuado através de rampas que complementam as escadas. No entanto estas escadas e as rampas não têm faixas antiderrapantes e de sinalização visual;
  • No piso térreo existe uma grande área que inclui balneários completos para atletas e equipas de arbitragem, e um posto médico, que todavia não estão devidamente preparados para receber pessoas com deficiência motora e/ou mobilidade condicionada.

 5. Bens e Serviços

  • Os balneários são amplos e têm duas casas de banho adaptadas para pessoas com deficiência motora e/ou mobilidade condicionada (i.e. uma exclusivamente para homens e outra para mulheres);
  • O acesso ao interior da piscina do pavilhão pode ser feito por uma cadeira elevatória, que habitualmente facilita a entrada e saída a utilizadores com deficiência e/ou mobilidade condicionada, no entanto, a ajuda técnica alternativa geralmente mais favorável a este população heterogénea, e que esta piscina não possui, é uma rampa com barras de apoio laterais;
  • O acesso ao bar/restaurante e estruturas administrativas é acessível a pessoas com deficiência e/ou mobilidade condicionada.

 

 

 

Anúncios

2 Respostas to “As acessibilidades do Complexo Desportivo do Casal Vistoso”

  1. IsabelPS 5 JulhoUTC000 às 140330 #

    As piscinas não têm uma cadeira de rodas de banho, pois não?

    • Carina Brandão 5 JulhoUTC000 às 140430 #

      Boa tarde
      Têm sim. Encontra-se no balneário para pessoas com mobilidade reduzida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: