LONDRES

30 Mar

Uma cidade com passeios “de se lhe tirar o chapéu”!

Fotografia que mostra em destaque uma estátua do urso Paddington, um personagem clássico da literatura infantil do Reino Unido, com a sua gabardine amarela, a carregar do lado esquerdo a sua pasta amarela, e do lado direito a tirar o seu chapéu também amarelo. Ao redor vê-se o piso cinzento betonado, molhado da chuva mas em bom estado de conservação. Como pano de fundo vê-se uma parte da catedral de Saint Paul.

LONDRES é uma das cidades europeias de referência ao nível das condições de acessibilidade pedonal que oferece.

A maioria dos seus troços pedonais, quer das zonas históricas como das habitacionais, são regra geral largos, de betão bem aplanado e em óptimo estado de conservação, e têm o mobiliário urbano devidamente ordenado, criando-se assim uma via contínua, confortável e sem constrangimentos de locomoção para os peões.

Foto que mostra treze peões a atravessar a London Bridge (Ponte de Londres), em direcção ao centro de trabalho da cidade.  Foto retirada do google.

As passagens de peões estão naturalmente niveladas, com uma sinalização táctil bem destacada, e com a presença contínua das “tradicionais” indicações de segurança “look left” (olhe para a esquerda) e “look right” (olhe para a direita). A sinalização sonora nas passageiras também é uma constante.

Fotografia de parte do passeio onde se destaca o piso táctil cizento e a indicação Look Left, ou seja, olhe para a esquerda.

Uma especificidade existente sobretudo nas zonas turísticas da cidade, que é de extrema importância e utilidade, são os frequentes mapas locais instalados nos passeios, que indicam o sítio exacto onde o peão se encontra, bem como toda a área e vias envolventes, destacando os locais turísticos de maior interesse. Um exemplo destes mapas é o evidenciad0 na seguinte foto à esquerda.  

A foto do lado esquerdo mostra um dos mapas locais da cidade situado na margem esquerda do passeio, em betão e perfeitamente aplanado. A foto do lado direito mostra peões a circularem por uma das zonas de londres apelidada de Chinatown, que tem um passeio  empedrado bem aplanado.

Estas condições “de se lhe tirar o chapéu” garantem o conforto e a segurança aos milhões de peões que transitam diariamente pela extensa cidade, independentemente das suas capacidades motoras e de deslocação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: